VITAMINAS, ENZIMAS E RECEPTORES SÃO RELEVANTES

DEFICIÊNCIA HORMONAL

3 de outubro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OBESIDADE RELEVANTE, OBESIDADE ADOLESCENTE E JUVENIL.

O EQUILÍBRIO ENERGÉTICO SOBRE AS NECESSIDADES ELEMENTARES CORPORAIS SÃO DE TAL IMPORTÂNCIA QUE APENAS UMA DAS SUBSTÂNCIAS ELEMENTARES NÃO ESTANDO DENTRO DOS PADRÕES DE EQULÍBRIO PODE OCASIONAR ESTRAGOS IRREVERSÍVEIS POR TODA UMA EXISTÊNCIA.



A compreensão dos fatores que influenciam o equilíbrio energético e a manutenção do peso corporal é de grande relevância nos dias atuais, uma vez que o número de pessoas com aumento de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, gordura intra-abdominal em obesos e obesidade central, tem aumentado de forma crescente no Brasil e em diversas partes do mundo. O aumento de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, gordura intra-abdominal em obesos e obesidade central, é atualmente um problema de saúde pública que provoca sérias conseqüências sociais, físicas e psicológicas. As consequências físicas estão diretamente associadas a maiores riscos de morbidade e mortalidade, bem como doenças crônicas como hipertensão arterial sistêmica ou pressão alta, diabetes mellitus tipo 2 e dislipidemias, colesterol total, LDL-colesterol (mau) colesterol, HDL-colesterol (bom colesterol), Mgmin ultra mau colesterol- LDL- Mgmin (mais frequentes em diabéticos na ordem de 4x).
Deve-se salientar que a etiologia da obesidade não é de fácil identificação, uma vez que a mesma é caracterizada como doença multifatorial de complexa interação entre fatores comportamentais, culturais, genéticos, fisiológicos e psicológicos. Recentes avanços na área de endocrinologia e metabolismo mostram que, diferentemente do que se acreditava há alguns anos, o adipócito não é apenas uma célula armazenadora de energia, mas sim capaz de sintetizar e liberar diversas substâncias, sendo hoje considerado um órgão endócrino. Entre as substâncias liberadas pelo adipócito incluem-se a adiponectina, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), alguns hormônios sexuais, a interleucina-6 e a leptina. Especificamente, a leptina desempenha importante papel no controle da ingestão alimentar e no controle do peso corporal em mamíferos. Além dos avanços no estudo da célula adiposa, um novo hormônio relacionado ao metabolismo foi descoberto recentemente, a grelina. A ghrelina é um peptídeo produzido pelas células do estômago e está diretamente envolvida na regulação do balanço energético em curto prazo.
A atividade física representa a variável mais flexível do gasto energético em humanos. Considerando o papel da leptina e da ghrelina no gasto energético e a influência da atividade física na manutenção da perda de peso, temos que prestar mais atenção nos conhecimentos existentes sobre esses dois hormônios e a influência que o exercício físico pode promover no controle do peso corporal e nos níveis desses peptídeos. Entretanto não podemos nos esquecer que tanto a alimentação nutricional, e exercícios físicos possuem limites que serão irreversíveis em determinados parâmetros de disfunções metabólicas que exigem a habilidade complexa do endocrinologista e neuroendocrinologista e eventualmente atitudes de desespero mais radicais como cirurgias, entretanto a complexidade do tratamento de uma síndrome metabólica hoje talvez seja mais complexa do que o tratamento de um câncer hormônio dependente como o da tireóide precocemente diagnosticada.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930 



Como Saber Mais:
1. Fatores que influenciam o equilíbrio energético e a manutenção do peso
corporal é de grande relevância nos dias atuais...
http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com/

2. As consequências físicas estão diretamente associadas a maiores riscos de morbidade e mortalidade, bem como doenças crônicas como hipertensão arterial sistêmica...
http://obesidademeninos.blogspot.com/

3. A atividade física representa a variável mais flexível do
gasto energético em humanos...
http://queroemagrecermais.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Prof.Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, DS Oeste, Gorin AA, Subak LL, G Foster, C Bragg, Hecht J, Schembri M e RR Wing para o Programa de Redução de incontinência com dieta e exercício (PRIDE) Grupo de Pesquisa; Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Arkansas para Ciências Médicas, Little Rock, Arkansas, USA-Departamento de Psicologia da Universidade de Connecticut, Storrs CT, USA ; Universidade da Califórnia, San Francisco CA, USA- San Francisco VA Medical Center, San Francisco CA, USA ; Cinco Departamentos de Medicina e Saúde Pública, Universidade de Temple, Filadélfia, PA, USA-Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de Alabama em Birmingham, Birmingham, Alabama, EUA; The Miriam Hospital Providence, Rhode Island, EUA; Warren Alpert Medical School da Brown University, Providence, Rhode Island, USA -International Journal of Obesity (2011) 35, 259-269, doi: 10.1038/ijo.2010.138.

















Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17
Seguir no Google Buzz