VITAMINAS, ENZIMAS E RECEPTORES SÃO RELEVANTES

DEFICIÊNCIA HORMONAL

28 de setembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OBESIDADE JUVENIL A TENTATIVA DE REVOGAÇÃO DA LEI DE OFERTA E DE PROCURA,

TERMINA EM AUMENTO DE PESO, SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE VISCERAL, ABDOMINAL OU CENTRAL.

Ao abordarmos o peso incompatível com a proporcionalidade orgânica em suas necessidades vitais, não queremos incitar as pessoas a pensar que são elas as únicas culpadas pelo aumento de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, abdominal ou central , antes de mais nada, queremos deixar claro que a pessoa obesa não é culpada por si só. O aumento de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, abdominal ou central, quanto à etiologia, didaticamente deve ser considerada como primária e secundária. Primária quando resulta do excesso da ingestão de alimentos e secundária quando está associada a problemas genéticos ou metabólicos, e ainda apenas como objetivo didático podemos considerar o sobrepeso e obesidade como gordura que reveste nosso corpo, que obviamente não é saudável pois sobrecarrega do mesmo jeito que qualquer aumento de índice de massa corporal, nossas articulações, muda nosso ponto geométrico que deveria estar localizado na região do cóccix e nos diferencia também no mundo animal como bípedes sem necessidade de cauda convencional, acumula quantidades desproporcionais de gordura na região coxo – femural, glútea, braços e antebraços, pescoço, e outras áreas de revestimento corporal.
Entretanto a mais grave de todas as situações de acúmulos de gordura corporal é a região intra abdominal, visceral ou central, que devido ao acumulo de gordura do figado cuja uma das funções e transformar, glicose em glicogênio ou gordura de reserva levando a esteatose hepática. Infelizmente esta gordura intra visceral acaba aumentando gradativamente sobre a película (Epiplon - dobra do peritônio que se estende entre dois órgãos da cavidade abdominal) comprometendo o músculo diafragma responsável pelo efeito fole do pulmão que troca CO2/O2, levando a dificuldade respiratória. Assim, o aumento de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, abdominal ou central obesidade é uma doença do comportamento alimentar e propícia ao aparecimento ou desenvolvimento de outras doenças, concomitantemente, além dos fatores metabólicos, genéticos, e meio ambiente.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. A manutenção da perda de peso é um grande desafio no tratamento da obesidade...
http://pesocontrolado.blogspot.com

2. Para as crianças com IMC (índice de massa corporal) na faixa de sobrepeso, a recomendação é começar com maior prevenção para evitar que o sobrepeso evolua para obesidade...
http://emagrecendocontinuar.blogspot.com

3. Atividades - não passar mais do que duas horas (TV, vídeo games, uso do computador, exceto para trabalhos escolares) ao dia...
http://imceobesidade.blogspot.com 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

De BMC Public HealthNora Wille; Michael Erhart; Christiane Petersen; Ulrike Ravens-Sieberer Bonnie A., PhD, RD Sarah, E. Barlow, MD, MPH, Ervin Chris, MD, FACEP, David S. Ludwig, MD, PhD Brian, E. Saelens, PhD , Karen E. Schetzina , MD, MPH , M. Elsie Taveras, MD MPH. Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Alabama em Birmingham, Birmingham, Alabama; Departamento de Pediatria da Universidade de Saint Louis, St Louis, Missouri; Coligação Diabetes Geórgia, Atlanta, Georgia; Programa de Obesidade da Divisão de Endocrinologia, do Hospital Infantil de Boston, Harvard Medical School, Boston, Massachusetts; Departamentos de Pediatria e Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Universidade de Washington-Child Health Institute, em Seattle, Washington; Departamento de Pediatria, James H. Quillen Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Tennessee Oriente, Johnson City, Tennessee; Programa de Prevenção de Obesidade, Departamento de Assistência Ambulatorial e Prevenção, Saúde Harvard Pilgrim e Harvard Medical School, Boston, Massachusetts; Divisão de Pediatria Geral, do Hospital Infantil de Boston, Boston, Massachusetts.

















Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com